O principal objetivo do empresário que decide adotar a remuneração variável é atrelar o salário recebido pelo funcionário ao seu desempenho individual. Dessa forma, cria-se um critério de meritocracia, em que, quanto melhor for o resultado obtido, maior será o valor pago ao funcionário.

Programa-remuneração-variavel

O que é:

A remuneração variável (RV) é um conjunto de instrumentos de recompensa variável que complementam o salário fixo do trabalhador.

Trata-se de remuneração atrelada ao desempenho, é a recompensa paga relativa aos resultados em um determinado período de tempo.

É aplicável em qualquer situação que haja indicadores de desempenho, ou seja, executivos, vendedores de carro ou trabalhadores de uma linha de produção, podem ser bonificados dessa forma, utilizando-se das notas atingidas em um determinado grupo de regras previamente estabelecidas na organização.

Por que Fazer:

O Programa de Remuneração Variável é um poderoso instrumento de comunicação das metas e objetivos da empresa, incentivando a identificação de oportunidades para melhorar o desempenho de cada área e o desenvolvimento dos negócios.

Apesar de a legislação brasileira estabelecer que estes programas não substituem a remuneração fixa, eles constituem alternativas nas negociações dos trabalhadores com os empregadores no lugar da elevação dos níveis salariais e dos pacotes de benefícios.

Além disso, ela possibilita a empresa trabalhar sobre resultados tanto individuais quanto de equipe.

Benefícios:

Melhorar o desempenho das equipes, atrelando uma parcela da remuneração dos profissionais aos objetivos e metas da organização.

Servir como instrumento de comunicação das prioridades da empresa aos seus executivos, gerentes e profissionais.

Desenvolver uma cultura gerencial de comprometimento e engajamento em relação aos objetivos de longo prazo da empresa.

Institucionalizar atitudes e estilos gerenciais que promovam a iniciativa de ação, a inovação, o foco em resultados e outros comportamentos que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da empresa no mercado.

Resultados:

Uma política de recompensa não significa somente retornar um valor ao colaborador pelos seus resultados, mas também evitar a perda de talentos para concorrentes.

Ela é estruturada de forma a incentivar a superação dos colaboradores, valorizar e remunerar de acordo com os resultados e gerar lucratividade de forma sustentável para a organização.

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