Novo Emprego

04 atitudes que queimam o candidato no novo emprego

Começar um novo emprego é um momento de felicidade e entusiasmo, mas também pode ser um período de grande ansiedade.

De acordo com o LinkedIn, existem boas razões para se ter ansiedade: as pessoas costumam cometer muitos erros no período de experiência e isso pode ser fatal para assumir uma posição efetiva.

As primeiras impressões tanto positivas quanto negativas podem ser percepções e reputações à longo prazo.

Desta forma nada melhor do que iniciar um novo trabalho causando uma boa impressão.

Uma pesquisa elaborada pela rede social profissional com base na opinião de gestores listou os maiores erros cometidos nesse período.

Confira:

  1. Agir como um ”sabe-tudo”

Chegar de maneira arrogante no novo emprego, sem humildade e ainda achando que entende de tudo é o inicio do fim.

Essa foi a postura mais rejeitada pelos gestores.

Além disso, todos sabem que não há possibilidade nenhuma em alguém ser bom em tudo, o que inconscientemente acaba gerando certa insegurança na equipe.

Isso quer dizer que as pessoas não sabem exatamente no que aquele indivíduo é realmente bom e no que ainda precisa investir mais conhecimento.

Dessa forma, dificilmente o gestor vai saber o que realmente poderá deixar sob responsabilidade da pessoa sem se surpreender negativamente com o resultado.

2. Deixar de fazer perguntas e esclarecer expectativas sobre o novo emprego

Como todo relacionamento, a chave do sucesso é a comunicação.

Sendo assim, ao iniciar em um novo local, procure se comunicar sobre as principais expectativas tanto da empresa como do gestor e também da equipe que estará envolvido.

Sem esse cuidado, pode ser que o colaborador tenha o entendimento de estar entregando muito e com qualidade, porém nem sempre será essa a impressão que está gerando.

O melhor é não deixar essa responsabilidade unica e exclusivamente na mão da empresa e se antecipar nas perguntas e conversas com as pessoas que considera estratégicas para sua permanência na empresa.

3. Tentar impor suas ideias antes mesmo de aprender o trabalho

Mesmo com boas intenções, mais do que saber o que precisa ser feito é o saber como.

Desta forma, ao chegar em um novo ambiente, aquele indivíduo mais observador e atento acaba saindo na frente.

Mesmo que se tenha uma ideia que lhe pareça brilhante, ou até óbvia, pode ser que alguém já tenha pensado nisso e por algum motivo interno ainda não conseguiu praticá-la.

Principalmente neste inicio, tente compreender como as coisas funcionam, quem são as pessoas responsáveis, e principalmente aquilo que fica implícito.

Ou seja, aquelas situações que não estão escritas de maneira formal, mas que muitas vezes afetam significativamente mais do que se imagina.

Depois de entender bem como funciona a empresa, é hora de escolher no que realmente acredita ser significante colocar suas ideias.

4. Ignorar a cultura corporativa

Certamente que ao entrar em uma nova empresa, haverá uma série de ações e acontecimentos que alguém ao vir de fora muitas vezes acha incompreensível.

Pode ser que muitas coisas até estejam fora do que a Legislação da área exija.

Porém, antes de sair comentando e apontando os erros, é importante que se compreenda a cultura da empresa, pois pode ser que algumas situações venham daí.

De qualquer forma em linhas gerais, o ideal é que neste primeiro momento o indivíduo ouça mais do que fale e tenha uma postura humilde, pois com certeza estará assumindo uma postura mais de aprendiz do que de professor neste primeiro momento, independente de posição.

Veja também: 05 dicas para pedir uma promoção no trabalho

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage