Como elaborar um currículo

Como elaborar um currículo na era digital

Elaborar um currículo atrativo é o primeiro passo para iniciar o processo da busca de um novo emprego.

Apesar de muito material disponível na internet em como elaborar esse documento tão importante, existem muitos erros clássicos que fazem com que os candidatos percam a oportunidade de serem selecionados para a lista inicial de convocação.

Certamente, que existem alguns pontos que são bem comuns entre os especialistas de currículo, e que o candidato que almeja ser percebido pela empresa não pode cometer:

Erros clássicos ao elaborar um currículo:

  • Esquecer de acrescentar informações como: telefone, endereço, e-mail.
  • Não colocar objetivo profissional ou colocar frases “clichês” como: “estou em busca de uma oportunidade”, “Disponível para qualquer emprego”, etc;
  • Deixar de fora informações essenciais como: Formação, experiências com nome da empresa, cargo, período trabalhado com mês e ano, resumo das atividades, dentre outras.
  • Fazer um currículo muito extenso acrescentando informações excessivas como participação de simpósios, congressos, atividades extracurriculares, etc.
  • Colocar capa no documento.
  • Cometer erros de português no documento.

No entanto além desses erros clássicos ao elaborar um currículo, existem alguns fatores que podem não o eliminar inicialmente, porém te deixam atrás de outros candidatos.

Quando vamos elaborar um currículo, precisamos tentar pensar a quem ele é direcionado.

Isso significa então que para um recrutador que estará analisando centenas ou até milhares de perfis, com pouco tempo para te escolher, seu documento está assertivo e interessante?

Filtros automáticos

O que muitos candidatos nem imaginam é a quantidade de currículos que chegam de interessados para cada vaga anunciada.

Diante deste cenário como forma de facilitar a triagem, existem alguns mecanismos automáticos que fazem este filtro de maneira automática.

Isso significa que ele irá triar palavras-chave como localidade, formação exigida, experiência anterior no cargo concorrido, dentre outros.

Sendo assim, a chance de ser convocado a uma vaga que você não tenha experiência anterior, ou que exija uma formação específica que você não possui recai bastante.

Outra dica, entretanto, é que se você possui experiência em algo, deixe essa palavra-chave bem destacada no documento.

O currículo físico

É extremamente comum que as pessoas ainda queiram levar o currículo em mãos.

Isso proporciona certamente uma sensação de que se o recrutador olhar para você vai lhe garantir uma chance a mais.

No entanto, a não ser que você consiga uma mini entrevista no momento do contato, o currículo em papel lhe tira muitas oportunidades.

Isso porque imagine que além de você muitos outros pensam igual, diante disso, imagina uma pilha de cvs na mesa do recrutador.

Nessa pilha existem diversos perfis diferentes, você acha que com a facilidade digital o recrutador irá ficar olhando um por um dos currículos físicos?

Além disso, qual é a chance desse papel se perder no meio de tantos outros documentos que saem e entram para esse recrutador?

Pensando nisso, a versão digitalizada é sempre a melhor escolha, isso porque se você realmente tem o perfil exigido, suas chances de ser encontrados para essa e outras oportunidades é muito maior.

Veja também: 03 motivos pelos quais você não é convocado para entrevista

Formato digital para elaborar o currículo

Outro erro muito comum é o candidato não tomar cuidado com o formato que disponibiliza o arquivo.

Os únicos formatos indicados para o envio são em Word ou PDF.

Alguns candidatos, no entanto, encaminham em forma de foto.

Desta forma o filtro automático não consegue acessar as palavras chave e não acessa automaticamente o perfil do candidato.

O cadastro completo em sites

Alguns sites, principalmente de grandes empresas e de empresas especialistas em recrutamento em sua maioria não disponibilizam endereços eletrônicos para receberem o perfil do candidato.

Isso porque, eles disponibilizam no site um campo trabalhe conosco, de forma que o profissional precisará inserir seus dados diretamente nesta plataforma.

O que ocorre, no entanto, é que como muitos locais fazem o uso destas plataformas, as quais os dados a serem preenchidos é bastante extenso, isso representa muito tempo dedicado ao cadastro do perfil.

Porém, isso ocorre muitas vezes, e por isso provavelmente o candidato vai se esgotando desta atividade.

Dessa maneira a chance de no décimo cadastro do dia ele já estar desmotivado e não ter a atenção necessária para preencher os dados é muito grande.

Isso pode, entretanto, representar um cadastro incompleto ou até com erros básicos.

Desta forma, ele pode perder grandes oportunidades por não se dedicar a este trabalho cansativo e muitas vezes percebido como inútil.

A dica, porém, é que você se dedique de verdade nesta tarefa, de forma a fazer a atividade bem feita, nem que para isso seja necessário fazer alguns momentos de descanso, ou até uma pausa para o dia seguinte.

O currículo na era digital

O mais importante, é compreender que ao estar desempregado em busca de uma nova oportunidade o trabalho do profissional é procurar um trabalho.

Se dedicar a isso com afinco, elaborando um bom perfil tanto em formato de currículo como nas redes sociais e se preparando para a entrevista é fundamental.

Fique atento e mãos a obra.

Quer ter apoio na busca do novo emprego? A Time Consultoria em RH tem um trabalho de assessoria profissional com elaboração de currículo, análise de LinkedIn, compartilhamento de contatos de RH’s e muito mais, entre em contato conosco.

Veja também: Como fazer um vídeo Currículo

 

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage