Comportamento

Como gerenciar o comportamento dos colaboradores

O comportamento dos colaboradores é de fato algo que impacta diretamente os resultados das Organizações.

Criar um ambiente e uma cultura empresarial que não apenas beneficiará seus colaboradores e os respectivos gestores.

Principalmente visando o lucro, criando um horizonte de resultados e também de tranquilidade.

  1. Identifique os perfis de cada indivíduo da equipe

Antes de seguir em frente, é essencial que você conheça a fundo o perfil de cada funcionário.

É claro que o dia a dia e a convivência criam laços que fazem com que você passe a notar e absorver as particularidades de cada um.

Contudo, não é sempre que você tem tempo para tudo isso, e além do mais, a depender do tamanho de seu negócio e da equipe envolvida, manter contato com cada colaborador não é apenas uma tarefa difícil, mas uma verdadeira missão impossível.

Existem ferramentas que permitem que você acesse o perfil de cada um desses funcionários individualmente, de forma rápida e ágil, sem a necessidade de paradas e interrupções.

2. Conscientize a Liderança a importância do tratamento individualizado da equipe

Primeiro de tudo, é necessário investir na liderança de uma Organização.

Isso significa que eles devem estar constantemente sendo treinados para serem líderes de pessoas.

E com esse treinamento, vem também a expertise em conhecer muito bem sua equipe, e de maneira assertiva trabalhar cada um em sua individualidade.

3. Identificação dos focos de conflitos

Quando mal geridos, profissionais de perfis radicalmente distintos ou mesmo de perfis iguais, porém excessivamente competitivos, podem entrar em conflito.

O uso dos perfis pode, inclusive, apontar esses focos de conflito antes mesmo que problemas possam aparecer.

A partir da identificação e separação de cada foco, alerte as lideranças da área.

Sendo assim, ofereça informações sobre como lidar com cada tipo de profissional.

Deste modo, é possível sanar conflitos que possam estar em curso ou evitar choques futuros.

4. Promova o equilíbrio entre o comportamento dos colaboradores

Não importa de que área estejamos falando – o segredo da produtividade e dos resultados está no equilíbrio.

Setores cujos funcionários tenham perfis praticamente idênticos tendem a falhar na realização de alguns tipos de tarefa.

No melhor cenário possível, cada uma das áreas de uma empresa pode contar com os pontos fortes de cada um dos perfis, dispondo também da presença de colaboradores com perfis distintos para sanar e resolver os pontos fracos dos demais.

5. Incentive o Auto conhecimento

Permita que seus funcionários tenham tempo de pensar em seus próprios objetivos e criar rotas de autorrealização que caminhem juntamente com o sucesso de seu negócio.

Palestras, sessões de coaching, vivências em outros departamentos e unidades da empresa. Tudo isso reforça laços e cria um ambiente de lealdade, onde seus colaboradores não produzem apenas em troca de um salário, mas sim em troca de conhecimento e de respostas que você possa dar.

6. Reavalie funções através do comportamento dos colaboradores

Conhecendo os perfis de cada um dentro da empresa, você começará a perceber que algumas pessoas simplesmente não se encaixam em suas funções atuais, porém parecem ser peças-chave em outras funções e tarefas com as quais têm mais afinidade.

Muitas dessas pessoas jamais pararam para pensar até que ponto uma troca de posições ou simplesmente uma mudança nas descrições de cada cargo, mesmo porque essa é uma incumbência sua ou de seus gestores.

7. Saia das impressões e crie dados concretos

Estamos na era das “métricas” nas empresas e do big data.

Tudo é transformado em gráficos e dados para comparação e análise posterior.

Afinal, não adianta apenas identificar o perfil comportamental de seus funcionários e atribuir-lhes novas funções e posições com base neles: é preciso medir e comparar desempenhos, guardando todos esses resultados para referência posterior.

Veja também: 07 comportamentos no trabalho que devem ser evitados

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