pontos fortes dos funcionários

Como aproveitar melhor os pontos fortes dos funcionários

A grande organização deve não apenas se ajustar ao fato de que cada funcionário é diferente, ela precisa também tirar proveito dessas diferenças, de forma a aproveitar o melhor os pontos fortes dos funcionários.

Diante disso, o RH e os gestores devem ficar atentos às pistas dos talentos naturais de cada colaborador.

Analogamente situar e tratar cada pessoa de modo que seus talentos sejam transformados em genuínos pontos fortes.

Alterando o modo como seleciona, avalia, desenvolve e canaliza as carreiras de seu pessoal, essa organização revolucionária deve construir toda a sua dinâmica em torno
dos pontos fortes dos funcionários.

Fazendo isso certamente, a empresa ficará em posição de superar seus pares de
forma espetacular.

Pesquisa sobre pontos fortes dos funcionários

O Instituto Gallup fez a 198 mil funcionários que trabalhavam em 7.939 unidades de negócios de 36 companhias a seguinte pergunta:

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor?

Foram então comparados as respostas com o desempenho das unidades e o que se descobriu foi o seguinte:

Quando os funcionários respondiam afirmativamente, tinham:

  • 50% mais chances de trabalhar em um setor com menor rotatividade de
    pessoal;
  • 38% mais chances de atuar em unidades mais produtivas;
  • 44% mais chances de trabalhar em um segmento com melhores índices de
    satisfação dos clientes.

E, com o passar do tempo, as unidades de negócios onde houve um aumento de respostas afirmativas tiveram um crescimento proporcional em produtividade, fidelidade dos clientes e retenção de funcionários.

Seja qual for o modo como você arranja os dados, a empresa cujos colaboradores sentem que têm seus pontos fortes mobilizados todos os dias é mais poderosa e mais forte.

Essa é uma notícia muito boa para a organização que quer estar na vanguarda da revolução dos pontos fortes.

A empresa está aproveitando os pontos fortes dos funcionários?

Se você quer saber se sua empresa está ou não baseada em tais proposições, verifique se possui as seguintes características:

  • Sua organização gasta mais dinheiro treinando pessoas depois que são contratadas do que selecionando-as de forma adequada em primeiro lugar.
  • Foca o desempenho de seus funcionários a partir da normatização do estilo de trabalho.Isso significa uma forte ênfase em regras, políticas, procedimentos e “competências comportamentais”.
  • Gasta a maior parte do tempo e dos recursos de treinamento tentando tapar os buracos nas habilidades ou competências dos funcionários. Chama essas lacunas de “áreas de oportunidade”. Seu plano de desenvolvimento individual, se você
    tem um, é construído ao redor dessas “áreas de oportunidade”, seus pontos fracos.
  • Sua organização promove as pessoas com base nas capacitações ou experiências que elas adquiriram. Afinal, se todos podem aprender a ser competentes em quase tudo, os que mais aprenderam têm de ser os mais valiosos.

Assim, deliberadamente, sua organização concede o maior prestígio, o maior respeito e os salários mais altos às pessoas mais experientes e bem lapidadas.

Encontrar uma empresa que não tenha essas características é mais difícil do que encontrar uma que tenha.

A maioria dá pouca atenção aos pontos fortes dos funcionários e empenha-se em minimizar seus pontos fracos.

Veja abaixo formas de explorar e descobrir os pontos fortes dos funcionários:

  1. Recrutamento e Seleção:

É muito comum que as empresas ainda não possuam um recrutamento e seleção estruturado.

A partir dai, muitas vezes eles contratam pela pessoa e não pelo cargo.

Isso significa, que ao contratar um novo funcionário a empresa se embasa no que aquele indivíduo parece oferecer de positivo ao trabalho, mas não levam em consideração se é isso que eles precisam naquele momento.

Sendo assim, a chance de se contratar alguém que mesmo com talentos e podendo ser muito atrativo para a instituição, não está no local correto, desenvolvendo as melhores alternativas para o que tem a oferecer.

Assim, a empresa precisará investir em uma ou mais dessas possibilidades:

  • Treinar essa pessoa mais do que seria necessário;
  • Readequar as atividades dessa pessoa para aproveitar mais dela;
  • Transferir esse indivíduo para outro local;
  • Se não for possível nenhuma das opções acima, demitir e contratar outra pessoa.

2. Análise Comportamental:

Através dessa ferramenta é possível para a empresa conhecer mais categoricamente seus profissionais, reconhecendo quais são seus pontos fortes e pontos a melhorar.

É um relatório que inclui dados qualitativos dos profissionais, resultante de testes de personalidade, raciocínio, atenção, levantamento de competências e entrevista por competências.

Desta forma, consequentemente se tem de maneira rápida um resumo e antecipação do perfil do indivíduo.

3. Avaliação de Desempenho por Competências

Avaliação de Desempenho por Competências é diferente das avaliações de desempenho tradicionais.

Pois além de avaliar o indivíduo em suas competências técnicas e competências comportamentais, tem como objetivo avaliar o quanto ele entrega destas para a empresa.

Ao se aplicar a Avaliação de Desempenho por Competências o objetivo é mensurar se o colaborador tem apresentado comportamentos que expressem as competências requeridas pela empresa.

A maioria das empresas adota um processo para assegurar o uso eficiente de seus recursos práticos.

Os processos Six Sigma ou ISO 9000 são lugares-comuns.

No entanto, poucas organizações desenvolveram um processo sistemático para o uso eficiente de seus recursos humanos.

Elas podem fazer experiências com planos de desenvolvimento individual, pesquisas de 360 graus e competências.

Mas tudo isso visa principalmente corrigir os pontos fracos de cada funcionário, em vez de desenvolver seus pontos fortes.

A  Time Consultoria Gestão em RH desenvolve essas ferramentas, elaborando e construindo planos para apoiar sua instituição.

Por: Audrey Faria – Consultora Time Consultoria RH

Trechos do livro: Descubra seus pontos fortes – Don Clifton

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