Avaliação de Desempenho

08 questões sobre avaliação de desempenho

A Avaliação de Desempenho é uma Ferramenta Gerencial de Gestão de Pessoas e tem muitas finalidades para uma boa organização.

Ela mede momentaneamente o reflexo de atuação de cada colaborador.

Apesar do termo momentâneo, em geral reflete o desempenho que cada um teve em um passado recente e o quanto ele influencia para a empresa e para os colaboradores que atuam em sua proximidade.

1. Com qual objetivo realizo a avaliação de desempenho?

De certa forma, eles podem ser os mais diversos:

  • Expectativa de crescimento após análise de resultados
  • Plano de Treinamento, trabalhando os Gap’s mais recorrentes dos indivíduos da organização;
  • Promover ou premiar os melhores
  • Punir aqueles que não se comprometem com a expectativa da empresa.
  • Elaboração do Programa de Desenvolvimento Individual

Observado por uma ótica a longo prazo, a avaliação de desempenho permite à empresa avaliar como determinado colaborador tem entregado os resultados, sendo possível traçar metas claras sobre o que se espera de cada profissional no futuro.

É realmente uma ferramenta exemplar de medição para tomadas de decisão.

2. Tipos?

–   90º – Auto Avaliação e Avaliação do Superior sobre o Profissional

– 180º – Auto Avaliação, Avaliação do Superior sobre o Profissional e Avaliação dos Subordinados para o Profissional

– 360º – Os mesmos anteriores, incluindo a avaliação dos Pares (pessoas que ocupam Cargos de mesmo nível)

3. É a primeira vez da minha empresa, por qual começo?

Para uma empresa que está começando uma Avaliação 90º é a mais indicada, pois ainda não existe maturidade para uma avaliação verdadeira.

Como resultado inicial, os responsáveis por avaliar geralmente podem ofuscar a verdadeira opinião por receio de como será tratado o resultado.

Sendo assim, é interessante nos primeiros 02 anos a empresa criar a cultura de avaliação, consequentemente a tendência é o líder amadurecer tratando de forma mais profissional e não pessoal o feedback recebido e dado.

4. Com qual periodicidade eu posso fazer?

O mais recomendado para qualquer empresa é que se realize com uma periodicidade ANUAL, porém existem empresas que desenvolvem a cada SEMESTRE.

Portanto, ao não se gerar tempo hábil suficiente para ser implantado uma mudança real, o colaborador pode apenas se sentir pressionado e a partir daí ter uma desmotivação afetando ainda mais seu desempenho.

5. O ideal é fazer on-line ou presencial?

Como resultado da facilidade que as tecnologias promovem, é preferível estar utilizando formas on-line para serem veiculados os questionários de avaliação de desempenho.

Desta forma além da agilidade é permitido a economia do tempo ao ser feito o levantamento dos dados pela Empresa contratada para ser realizada a ferramenta.

O colaborador muitas vezes se sente mais confortável em responder sem a presença de outra pessoa.

6. Quem irá ter acesso ao resultado?

Normalmente, o processo em geral é conduzido à distância, sendo que cada colaborador terá um Login e uma Senha individual.

Apenas a Gestão de Pessoas da empresa tem o controle global das informações.

Desta forma, após o formulário ser estabelecido, ele é enviado a todos os envolvidos e ao responderem os dados são compilados e ao final um relatório completo é devolvido.

Em geral os dados ficam disponíveis por um período determinado à disposição de cada um. Normalmente este período é de 12 meses.

7. Qual é o custo para ser implantado?

O custo depende de quantos colaboradores irão participar do processo, sendo que este levantamento é individual para cada empresa.

Portanto também são vários fatores a serem levados em conta quando se fala em avaliar valores, ou seja é necessário avaliar, quanto tempo ficará disponível, quantos colaboradores, quantos módulos de análise (Feedback, etc.) e outros detalhes.

8. Qual o próximo passo a ser feito, depois da finalização?

Primeiro de tudo, é importante que a empresa tenha um objetivo bem claro sobre a implantação da ferramenta de Avaliação de Desempenho.

Além disso, para todos os objetivos estabelecidos com a exceção da demissão, é imprescindível que se realize um PDI (plano de Desenvolvimento Individual) para os colaboradores participantes.

Apenas desta forma fica documentado quais são as ações que a empresa e o trabalhador terão até a próxima avaliação para que os GAPS (notas esperadas Vs Notas obtidas) sejam eliminados.

Acima de tudo, um cuidado que a empresa contratante deve ter é se o Fornecedor entende de Gestão de Pessoas ou se é apenas uma empresa de TI (Tecnologia da Informação).

Sendo assim, ao final só haverá levantamento de perguntas e questionamentos padrões, que não refletem a individualidade de cada empresa/negócio.

A empresa deve estar atenta, pois uma Avaliação de Desempenho para uma Indústria, uma empresa de serviços ou um comércio não tem quase nada em comum.

Entretanto, dados iguais não refletem o resultado esperado, ou seja, a Avaliação de desempenho de um bom profissional para uma empresa de serviços pode parecer decepcionante para uma Indústria.

Tem mais dúvidas? Nos consulte.

Por: Cesar Viegas – Sócio Diretor da Time Consultoria – Engenheiro/MBA em Negócios, atuando com ferramentas gerenciais de RH há mais de 20 anos.

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