Método PDCA

A importância dos ciclos no método PDCA

O método PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust) é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. (fonte: Wikipédia)

O método PDCA é uma ferramenta baseada na repetição, aplicada sucessivamente nos processos buscando a melhoria de forma continuada para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização.

Sendo assim, pode ser utilizada em qualquer ramo de atividade, para alcançar um nível de gestão melhor a cada dia.

Seu principal objetivo, consequentemente é tornar os processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos.

Sua aplicação consiste em quatro fases:

P (plan: planejar): seleção de um processo, atividade ou máquina que necessite de melhoria e elaboração de medidas claras e executáveis, sempre voltadas  para obtenção dos resultados esperados;

D (do: fazer): implementação do plano elaborado e acompanhamento de seu progresso;

C (check: verificar): análise dos resultados obtidos com a execução do plano e, se necessário, reavaliação do plano;

A (act: agir): caso tenha obtido sucesso, o novo processo é documentado e se transforma em um novo padrão.

(Fonte: Blog da Qualidade)

A importância dos ciclos

Vale lembrar que essa sequência é cíclica.

Ou seja, quando algo não trouxe o resultado esperado, os ajustes feitos na última etapa (Act) são novamente submetidos ao início do ciclo: planejamento, execução e checagem.

É preciso refletir sobre o que deu errado:

  • foi um erro de execução?
  • De planejamento?
  • A ação não é tão eficaz?

A partir daí, o ciclo vai ser percorrido diversas vezes ao longo da resolução do problema, conforme diferentes ações e planos de ação vão sendo testados.

Resultado do PDCA com sucesso

Já em caso de sucesso no resultado, é feita a padronização do processo para garantir que boas práticas sejam repetidas.

Afinal, se determinada ação deu certo e trouxe o resultado que queríamos, o melhor é garantir que ela vai continuar sendo feita, não é mesmo?

3 fatores fundamentais no metodo PDCA

03 fatores são fundamentais para que se atinja as metas na utilização do método:

  • Liderança atuante: “Primeiro, é preciso contar com a ajuda de uma liderança atuante e de pessoas que conduzam a organização no rumo de sua visão.
  • Conhecimento técnico: Também é necessário haver conhecimento técnico disponível. Se a empresa é uma cervejaria, por exemplo, é preciso ter gente que entenda muito bem o negócio e o processo técnico de fazer cerveja.
  • Conhecimento aplicado: O terceiro fator essencial é de fato aplicar o conhecimento de gestão, representado em sua essência pelo PDCA.

Como funcionam os projetos com base no método PDCA

Na prática, o próprio cliente auxilia a consultoria na aplicação do método.

O trabalho é feito a várias mãos e faz parte do processo ensinarmos fazendo junto, disseminando o conhecimento de forma que os bons resultados se perpetuem.

A participação de nossos clientes nesse processo é imperativa.

O conhecimento de gestão por si só não leva ao resultado.

Sendo assim, é sempre necessário que haja a parceria entre clientes e a empresa, com seu conhecimento técnico e liderança, em todas as etapas do projeto. (fonte: Na prática)

Usando esse método de forma preventiva e contínua, ele auxilia na identificação de possíveis melhorias nos processos, evita decisões impulsivas tomadas pela equipe e desperdícios de recurso, além de priorizar a medição de dados e resultados essenciais para o bom gerenciamento.

 

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