Celular no ambiente de trabalho

Estratégia? Proibição do celular no ambiente de trabalho é possível?

A utilização inadequada do celular no ambiente de trabalho é um assunto que a cada dia ganha mais relevância.

É fato que o acesso às novas tecnologias (redes sociais, WhatsApp e similares) interfere na concentração necessária ao bom desempenho das tarefas para as quais o empregado foi admitido, comprometendo a sua produtividade (Fonte: Fenacon.org)

Segundo pesquisa da consultoria Deloitte com 2.000 pessoas, o brasileiro tem passado tempo demais prestando atenção ao celular.

Mais da metade dos entrevistados afirmou usar o telefone quase sempre ou frequentemente enquanto conversam com amigos e familiares.

Além disso, 24% afirmam se distrair com frequência com o celular no trabalho.

Outra pesquisa, divulgada pelo Kaspersky, aponta que 79% dos brasileiros usam o celular para evitar conversas e 37% não conseguem se distrair sem o aparelho por perto.

O que diz a legislação sobre a proibição do uso do celular no ambiente de trabalho

Ainda não existem leis que regulem a utilização do celular em horário de expediente, contudo, o direito de proibição está inserido no poder diretivo do empregador.

Porém, um projeto de lei foi criado para que o assunto tivesse uma base legal.

Segundo o projeto de lei, de acordo com o Artigo 390-F, os aparelhos eletrônicos, incluindo celulares pessoais, ficam com uso proibido durante a jornada de trabalho, esta sofreu algumas mudanças com a Nova Reforma Trabalhista.

O que pode ser feito internamente

Pelas possibilidades de criação de regras internas visando a produtividade e até mesmo o bom senso do comportamento profissional, as empresas podem criar um regimento interno que abranja o assunto.

E para isso uma base em lei pode ser utilizada. (Fonte: Grupo Alliance)

Sendo assim, no contrato de trabalho, o empregador pode inserir uma cláusula referente à existência de regulamento interno.

Diante disso, o empregado tem de respeitar assim que admitido, o conhecendo por cópia antes da assinatura do contrato de trabalho.

Problema vai além do ambiente de trabalho

Um estudo publicado recentemente pelo Kaspersky, demonstrou que 79% dos brasileiros usam o celular para evitar conversas com outras pessoas.

Além de apontar que 37% dos usuários não sabe se distrair sem o aparelho por perto.

Outra pesquisa, publicada na Universidade Süleyman Demirel, na Turquia, sugeriu que jovens diagnosticados com transtornos mentais fossem monitorados em relação ao uso excessivo de celulares.

Como solucionar o problema

Pensando em solucionar o problema, tanto a Apple quanto o Google assumiram que a situação não é saudável.

Sendo assim, ambas as empresas lançaram seus respectivos manifestos e ferramentas para ajudar o usuário.

O manifesto Wellbeing, do Google, diz que quer “ajudar na criação de hábitos saudáveis para toda a família e ajudar cada um a manter o foco no que é mais essencial”.

Já o texto Screen Time, da Apple, quer ajudar o usuário a tomar decisões mais conscientes dentro do ambiente digital.

Ferramentas nativas para se monitorar o tempo gasto no smartphone foram lançadas tanto no iOS como no Android.

Está com dificuldades em elaborar estratégias para lidar com a gestão de pessoas da sua equipe? Entre em contato conosco. 

Por: Audrey Faria

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