Avaliação de Cargos

Entendendo o processo de Avaliação de Cargos

A avaliação de cargos é um processo de mensuração dos cargos que, em última instância, dirá a empresa quanto vale cada cargo da empresa.

O que levar em consideração para realizar a Avaliação de Cargos?

  1. competência aplicada ao sucesso

O fundamento central da avaliação de cargos é a “competência aplicada com sucesso” no exercício da função.

Portanto, a avaliação de cargos considera, além da competência necessária, a sua efetiva utilização e os resultados apresentados pela sua aplicação.

A mensuração da competência necessária para um bom desempenho no cargo inclui não apenas o conhecimento técnico, mas também as dimensões gerenciais, habilidades humanas e posturas comportamentais exigidas pelo cargo.

2. Responsabilidades e complexidades

As responsabilidades e as complexidades das atribuições de cada cargo são também consideradas na mensuração dos cargos.

Sendo assim elas determinam o grau de competência necessário para que alguém possa apresentar um bom desempenho no cargo.

3. Filosofia de Gestão da empresa

A filosofia de gestão da empresa é também fator essencial na mensuração dos cargos.

Mas afinal, o que isso significa?

O que precisa ser considerado neste item é o que a empresa valoriza no momento, algumas preferem reter os talentos outras não querem em investir em salário e por isso preferem perdê-los ao mercado.

Nossa sugestão neste caso, contudo é investir em retenção e dar um peso de valoração maior, pois o custo de turn-over está implícito e apesar de não ser aparente é muito alto.

4. Avaliação de cargos frente ao mercado

Além disso, é necessário considerar o quanto aquele cargo tem valor no mercado, ou seja, o quanto é considerado uma posição estratégica.

Outro fator a ser considerado é a comparação entre oferta e procura, isso significa o quanto aquele determinado cargo está disponível frente ao mercado.

Isso significa decerto que aqueles cargos com muito profissionais disponíveis a ocupá-lo serão menos valorosos inegavelmente que os que tem em menor numero de oferta.

Ainda mais se forem considerados cargos que tecnicamente e intectualmente fazem diferença para o mercado.

Como é apresentado a avaliação de cargos?

O “valor” de cada cargo é representado por uma faixa salarial adequada para cada cargo.

“Faixa salarial adequada” significa que está sendo considerando portanto os padrões de remuneração do seu mercado específico.

Primordialmente dispondo ainda de uma ampla flexibilidade para tomar decisões sobre o salário de cada pessoa da sua empresa.

Antes de tudo, será possível ter informações que permitirão definir o salário de cada funcionário (colaborador ou associado) dentro de uma faixa segura.

Esta faixa acima de tudo considerará a competência de cada ocupante do cargo.

Objetivo da avaliação de Cargos

O objetivo da avaliação de cargos é permitir que você possa conhecer qual o salário que o mercado paga para um determinado cargo.

Sobretudo, considerando o nível de competência exigido para um bom desempenho no cargo na sua empresa.

As Classes de cargos resultantes do processo de avaliação de cargos formam um conjunto harmonioso representativo da evolução da sua estrutura organizacional.

Uma estrutura organizacional clara permite às pessoas ter uma visão de suas possibilidades de carreira dentro da organização.

As faixas salariais definidas para as classes de cargos servem como um “guia” para movimentar os salários das pessoas.

Sendo assim, os limites representados pela estrutura de cargos, bem como pelas faixas salariais, permitem que você administre a evolução profissional e o salário de cada pessoa da empresa com muita flexibilidade.

Isso, certamente levando em consideração os custos efetivos da estratégia.

 

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage