5 dicas para não ser demitido em momentos de crise

Na realidade atual do país, ter um emprego é um motivo para agradecer todos os dias, sendo assim, vamos lhes dar algumas dicas para não ser demitido em momentos de crise.

É fato que nesses momentos em que as empresas precisam de pessoas melhores e mais capacitadas, capazes de produzirem mais e entregarem mais qualidade.

Milhares de empresas demitiram funcionários, outras negociaram uma drástica redução nos salários.

No horizonte ainda paira uma nuvem de apreensão e dúvida quanto a volta do crescimento.

Portanto, estar fora dos radares negativos nesse período é importante e quem sabe já aproveitar até para construir uma imagem positiva para o pós-crise.

1. Faça mais e melhor do que você é pago para fazer

Indo direto ao ponto e sem perder tempo, fazer mais e melhor do que se é pago, é sem dúvida a melhor forma de ser notado positivamente.

É também o caminho mais rápido para ser elevado a posições maiores.

Levando em conta que a mentalidade da empresa é reconhecer talentos e mantê-los, se você aplicar essa lei do triunfo de forma consciente e verdadeira, com boa vontade interior, nada o deterá até o topo.

Mesmo que a situação esteja difícil para a empresa e para o empregador, perder alguém que segue à risca essa lei é um risco que ele não vai querer correr.

Produtividade

2. Seja uma pessoa mais produtiva e entregue qualidade no menor tempo

Você pode ter um ótimo relacionamento pessoal com seus chefes e empregadores, pode até ter uma grande amizade, mas, não se esqueça, uma empresa é viva enquanto traz resultados, você será avaliado pelos resultados.

Consequentemente, neste período que a quantidade de trabalhadores está muito enxuta, seja por redução de jornada, funcionários afastados ou demissões, colaboradores produtivos são muito valorizados.

Sendo assim, ao invés de reclamar que a empresa não te dá as condições para que você entregue os resultados, vá além, crie estratégias, trabalhe de forma a garantir que sua produtividade seja notada.

3. Adquira uma personalidade agradável

Não é preciso ir muito longe para constatar a eficácia dessa regra, veja no seu ambiente profissional quais são as pessoas que você mais gosta.

Com certeza essa pessoa tem algo que agrada.

Esse magnetismo pessoal torna o ambiente e as relações profissionais mais harmônicos e produtivos.

Muitos empregadores na hora de escolherem entre: um executivo duro e focado em resultados ou um executivo que saiba lidar com as pessoas e motivá-las, acabam por optar pela segunda opção.

4. Aproveite as oportunidades ao assumir atividades de outros colaboradores

Assumir posições e atividades que não sejam suas, pode ser um motivo de sobrecarga certamente.

No entanto, pode ser encarado como uma super oportunidade, pois você consegue aprender muito nesse momento.

As pessoas reclamam do pouco que ganham, mas poucos reclamam do pouco que sabem.

Aprender não se resume apenas a cursos ou leituras, ainda que sejam estas as formas mais comuns.

Na interação com pessoas mais experientes há muito a se aprender.

Uma conversa informal pode conter muito aprendizado.

Desta forma, assumir atividades que não são suas usualmente é uma oportunidade pratica de aumentar sua sabedoria e se você conseguir se sair bem ser ainda mais valorizado no seu trabalho.

Trabalho em equipe

5. Torne-se a pessoa que todos indicariam

Saiba trabalhar seu marketing pessoal de forma a ser o nome mais lembrado por pares e superiores.

A maneira mais segura de conquistar isso é sendo proativo e ajudando ao maior número de colegas de trabalho.

Um verdadeiro líder é aquele que está presente para motivar e mostrar o caminho.

Pequenas ações como se oferecer para ajudar um colega que esteja em dificuldade sempre serão lembradas.

Mas, sempre pergunte se a pessoa quer a sua ajuda. E ajude de coração, porque a falsidade ou o interesse escuso são perceptíveis e geram uma má imagem para você.

Sendo assim, aproveite a crise para ser mais notado ainda.

Por: Audrey Faria – Time Consultoria em RH – SJC/SP

Partes: Triad Prime

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