O que faz o RH

O que faz o RH

Você sabe exatamente o que faz o RH? Vamos entender um pouco mais sobre esta área que vem crescendo e sendo valorizada.

Sabe-se que o que diferencia as organizações atuais são as pessoas, certamente por isso o setor de Recursos humanos das empresas vem sendo cada vez mais imprescindível nas empresas.

O crescimento das empresas consequentemente tem demandado de seus departamentos pessoais uma mudança na postura tradicional.

Dessa forma, aquela antiga maneira de trabalho, em que o RH é apenas o responsável por cuidar da seleção de profissionais sem preocupar-se com as necessidades globais da empresa está caindo em desuso.

Sendo assim, o setor deve estar preparado para elaborar estratégias proativas para conhecer a fundo as equipes e atuar diretamente em ações para gerenciar os talentos.

Portanto se pensarem apenas em atuar reativamente nas necessidades dos colaboradores, correm grande risco de perderem seus talentos para o mercado.

No entanto ainda há bastante confusão entre as duas áreas que compõe o setor de pessoas, que seria o Departamento pessoal (DP) e o RH.

  1. Qual é a diferença entre o DP e o RH?

Primeiro de tudo é importante compreender, que ambos os setores são extremamente importantes em uma empresa, e que são considerados complementarem e parceiros, atuando em conjunto.

DP: O Departamento Pessoal é conhecido por atuar em atividades mais estruturadas e burocráticas, também relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária.

É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc. (Fonte: Portal Adm.)

O perfil deste profissional é mais centrado, focado e ligado a normas e regras, uma pessoa mais ligada a processos.

RH: Como o RH está relacionado à psicologia, certamente esse setor é quem vai incentivar os talentos internos para que estejam motivados a trabalhar com afinco.

Para tanto, conduzem treinamentos, comemorações (externas ou próprias da empresa), eventos relacionados com os propósitos do negócio, entre outras atividades.

Tudo para que a organização possa aumentar o seu desempenho e se manter competitiva no mercado.

Diante disso, é um setor menos burocrático e mais estratégico.

Os profissionais neste caso, precisam ser mais visionários, criativos, ligados a pessoas.

2. O que faz o RH?

Veja a seguir quais são as principais responsabilidades do setor de RH:

Processo de agregar pessoas

Também conhecido como processo de provisão ou suprimentos de pessoas, esse processo envolve práticas de recrutamento e seleção.

Pode ser compreendido como qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender as necessidades da organização e contribuir para o sucesso organizacional.

Processo de aplicar pessoas

É o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização.

Além de orientar e acompanhar o seu desenvolvimento do mesmo na execução de suas tarefas.

Envolve a integração do funcionário na empresa, o desenho do cargo a ser desenvolvido e a avaliação de desempenho do funcionário no cargo.

Processo de recompensar pessoas

Por ser um dos principais elementos de motivação e incentivo, esse processo constitui um papel de destaque para a gestão de pessoas.

Desta forma, os funcionários trabalham em busca de certas expectativas e resultados.

Compreende: remuneração, programas de incentivo ao pessoal e programas de benefícios e serviços.

As empresas precisam desenvolver sistemas de remuneração eficazes para proporcionar motivação, retenção e interesse das pessoas em permanecer na organização por longo prazo.

Processo de desenvolver pessoas

Inclui treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreira.

É um meio de capacitar e aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Processo de manter pessoas

É utilizado também para manter as pessoas da organização satisfeitas e motivadas, com condições ambientais e psicológicas satisfatórias, despertando o interesse do funcionário em permanecer na empresa por longo prazo.

Inclui relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida do trabalhador.

Processo de monitorar pessoas

Acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados.

Esse processo no entanto compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.

Empresas que compreendem a importância desses processos, estarão a frente da concorrência e terão resultados como excelência, qualidade, organização, crescimento e satisfação.

3. Qual é a formação de um profissional de RH?

Não há apenas uma área de formação específica para esse tipo de profissional.

Porém existem algumas mais comuns, vamos a elas:

  • Administração de empresas: O profissional formado em Administração de Empresas tem como principal função planejar, organizar e gerenciar o uso dos recursos pessoais e financeiros de uma organização.

O objetivo do administrador é elaborar estratégias para melhorar o desempenho da empresa, maximizar os lucros, evitar desperdícios e reduzir custos.

Ele se encaixa para trabalhar em RH, pois durante a formação aborda questões como ferramentas da área, além de processos.

  • Gestão de RH: Esta é a formação mais específica para quem quer atuar na área.

Decerto, quem se forma no curso superior de tecnologia em Recursos Humanos pode realizar atividades como:

Planejar, gerenciar e aplicar sistemas de gestão de pessoas (recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de folha de pagamento, benefícios, etc.) Desenvolver planos de carreira.

No entanto, é importante levantar que esse curso é bem direcionado, mas que não garante entrada no setor, já que concorre com outras formações e experiências.

Contudo, um profissional que fica restrito nesta formação, pode muitas vezes estar limitado para outras áreas.

  • Psicologia: Apesar dos cursos de psicologia, ainda serem bastante focados na área clínica, o profissional formado apresenta como diferencial a opção de aplicação de testes psicológicos e o entendimento completo sobre pessoas.

Além desta formações, vemos também profissionais da área de RH formados em: Direito, Contabilidade, Engenharia, dentre outros.

Como vimos ao longo deste post, o RH é de fundamental importância para as empresas. Ele é responsável por gerenciar os talentos, desenvolvê-los e garantir que eles estejam em sintonia com os objetivos da empresa.

Por: Telma Viegas – Consultora de RH – SJC/SP

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage