Remuneração variáve

O que é remuneração variável

A remuneração variável (RV) é um conjunto de instrumentos de recompensa variável que complementam o salário fixo do trabalhador.

Trata-se de remuneração atrelada ao desempenho, é a recompensa paga relativa aos resultados em um determinado período de tempo.

Passamos pela era do produto, depois migramos para as altas tecnologias, onde o investimento principal e a sustentabilidade de uma empresa eram medidos pelos seus bens materiais.

Com o aumento da tecnologia, a oferta de bens ficou mais acirrada e o cliente passou a ser o ponto-chave de perpetuação de uma Organização.

Assim sendo, entramos na era de investir no cliente.

Afinal, “clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para o baixo, simplesmente, gastando seu dinheiro em algum outro lugar” (Sam Walton – fundador do Wal-Mart)

O mercado certamente é exigente e as empresas agora são obrigadas a criar novas estratégias de competitividade.

É aí então, que consequentemente percebemos a importância do capital humano.

Pois afinal quem faz a máquina funcionar, quem atende o cliente, quem tem na tomada de decisão o ponto chave para agilizar o processo decisório e aproximar as organizações do anseio de seus clientes, são as pessoas.

Nesse cenário se torna então fundamental ampliar a utilização das Competências Individuais e Coletivas do chamado Capital Humano.

A importância das pessoas dentro das empresas

Assim, colaboradores competentes alinhados aos Valores, Objetivos e Metas, comprometido com as estratégias da organização é imprescindível para atingir os resultados necessários.

Certamente, as pessoas e suas competências são fundamentais para as Organizações.

Porém essas mesmas pessoas, devidamente denominadas “Capital”, antes satisfeitas apenas com os salários recebidos, hoje desejam saber “os critérios e os processos de remuneração”.

Estudos demonstram, cada vez mais, que não é, como antes se acreditava, que salários cada vez mais altos, sejam a primeira motivação e reinvindicação.

Contudo, a maioria das pessoas é sensata e entende as limitações de um plano de cargos e salários e das empresas, principalmente nesse ano que passamos por uma pandemia que afetou grande parte dos negócios.

O aspecto mais fundamental da remuneração hoje, no que diz respeito a motivação, é inegavelmente a “RECOMPENSA pelo VALOR INDIVIDUAL

Remuneração por competência – Estratégico

Certamente que reajuste coletivo, benefícios comuns e até mesmo a PLR não distinguem competências e talentos individuais.

Diante disso, estrategicamente trabalhar a Gestão de Pessoas direcionada para valorizar as competências e talentos individuais que geram resultados é a melhor opção.

Uma nova visão mais justa e motivante precisa então ser assumida pelas empresas, garantindo a recompensa pela “entrega” dos colaboradores de forma individual.

Modelo Tradicional de Remuneração – Técnico Vs Remuneração por competência – Estratégico

No modelo tradicional o foco é no cargo e no tecnicismo, no entanto no modelo de competências é voltado para satisfazer os colaboradores.

O modelo comum favorece reclamações de isonomia salarial o que trabalhando no sistema de remuneração por competências não se tem o risco, já que se cria regras claras para a diferenciação salarial.

Pagar a todos os colaboradores que ocupam o mesmo cargo a mesma quantia inegavelmente não incentiva a melhora da performance, qualidade e produtividade de produtos e serviços prestados pela empresa.

Porém, ao sentir que seu desempenho é reconhecido, consequentemente o colaborador tende a melhorar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Em contrapartida, o modelo tradicional desmotiva a equipe à medida que os colaboradores percebem que a entrega de um melhor resultado não é percebida ou valorizada.

 Novos Modelos de Remuneração

É necessário portanto, que a remuneração seja estruturada de tal forma que reforce Valores, Objetivos e Metas da Organização, e que também recompense de maneira adequada o profissional atuante.

Assim sendo, o profissional agora, tem um novo papel com maior responsabilidade e entrega, respondendo então às necessidades da Empresa.

Benefícios de implantar a remuneração variável

Essa forma de remuneração envolve a criação de vínculos entre o desempenho e a recompensa.

Além do compartilhamento dos resultados da empresa e transformação do custo fixo em variável, esse método ajuda na  melhoria do ambiente, no aumento da produtividade.

Por meio dos diversos modelos adotados, muitas empresas têm mostrado que acreditam na capacidade de seus funcionários e na condição que eles possuem de agregar valor ao negócio.

É importante lembrar que, há uma regulamentação que é importante ser seguida como exemplo, pode-se citar que a base de cálculo são metas individuais a fim de complementar a remuneração fixa.

Geralmente, a remuneração variável é ligada ao desempenho profissional individual do empregado, de uma equipe de empregados ou da empresa em total.

A medição do desempenho pode ser feita com ajuda de indicadores de performance (KIP) e outros meios.

Quer implantar essa realidade estratégica na sua empresa? Nos contate.

Por: Telma Taglieri – Sócia fundadora da Time Consultoria em RH

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage