Veja a seguir um guia de 4 etapas para localizar o candidato ideal.
Com a chegada dessa nova realidade durante o período de pandemia, muitas empresas tem reduzido seu quadro.
Exatamente por este motivo, as próximas contratações não podem correr o risco de não serem assertivas, pois o profissional precisará muitas vezes realizar a atividade que antes eram realizadas por mais de um colaborador.
Quando solicitados a descrever um candidato ideal, muitos profissionais de talentos geralmente respondem: “Quando eu o encontrar, saberei.”
Entretanto, para encontrar o candidato ideal você busca em uma economia orientada para talentos, é preciso entender o que esses candidatos procuram, o que só é possível com a criação de perfis de candidatos.
É muito comum a empresa criar o cargo para algum talento que ela encontra no mercado, porém este é um dos erros que mais levam as instituições ao insucesso.
Isso acontece, porque muitas vezes mesmo que aquele indivíduo pareça maravilhoso tecnicamente, se a empresa não precisa daquelas competências ela irá estar gastando um dinheiro desnecessário.
Muitas vezes a organização precisa de algo totalmente diferente e assim ela adequa o cargo a pessoa, no entanto o ideal é que adequasse a pessoa ao cargo.
Benefícios de criar o perfil para o candidato ideal
A criação de perfil de candidatos nada mais é do que o recrutador em conjunto com o responsável da vaga desenhar as características, atividades e competências que é desejado para o ocupante ao cargo.
Isso deve ser feito com base na ferramenta do descritivo de cargos que já deveria estar desenhada.
E o restante é apenas o alinhamento entre o sexo, idade, algumas restrições, dentre outras.
Ao se ter um perfil bem desenhado, é provável que a organização tenha alguns benefícios:
Redução dos custos de contratação
Redução do tempo de contratação
Aumento de retenção de funcionários
Etapa 1: Mantenha o alinhamento com sua equipe
Nem mesmo o perfil mais detalhado terá valor sem um alinhamento com sua equipe de recrutamento.
Por isso, um primeiro passo a ser considerado na criação de bons perfis é incluir os principais interessados e descobrir as características do seu candidato ideal. Nesse sentido, é essencial estruturar a sua solicitação.
Comece marcando uma reunião com os integrantes da sua equipe ou envie um e-mail a eles pedindo a sua contribuição.
Além disso, peça para identificarem os profissionais mais qualificados que ocupam atualmente o cargo para o qual você está contratando.
Etapa 2: Entreviste os profissionais mais qualificados
Ninguém sabe mais sobre o cargo para a qual você está recrutando do que as pessoas que o exercem no momento.
Portanto, depois que a sua equipe identificar os melhores funcionários no cargo para o qual você está recrutando, será hora de entrevistá-los e saber o seu ponto de vista.
Antes de começar, veja a lista dos melhores funcionários fornecida pela sua equipe e analise as avaliações de desempenho mais recentes para entender porque eles são os melhores.
Depois, agende entrevistas individuais para saber as razões do sucesso desses profissionais.
Lembre-se de que o objetivo dessas entrevistas é descobrir o que motiva essas pessoas, o que faz elas perderem o sono e por que elas se candidataram para trabalhar na sua empresa.
Essas informações serão essenciais na criação dos perfis.
Etapa 3: Mãos à obra
A próxima etapa é criar o perfil real do candidato ideal.
Você deverá se aprofundar nos dados da entrevista para descobrir que tendências se destacam.
Como essas pessoas encontraram a sua empresa?
Elas foram indicações de funcionários?
Elas vieram de uma cidade grande?
Essas informações são essenciais para a composição do perfil final.
Utilize as tendências que se destacaram e as utilize no produto final.
Não tenha medo de ser criativo ao descrever os perfis.
Utilizar um nome fictício pode ajudar sua equipe a se lembrar desse perfil específico, além de torná-lo mais realista e acessível.
Etapa 4: Compartilhe o perfil do candidato ideal
Agora que você criou seu perfil, é hora de compartilhar os resultados com a equipe consultada no início do processo.
Não se assuste se alguém discordar do perfil final.
Se isso ocorrer, lembre os membros da equipe de que o perfil foi criado com base em dados reais.
Ao criar mais perfis de candidatos para diferentes cargos em aberto, você terá em mãos uma biblioteca de perfis para o futuro.
Você simplificará seus processos e poderá basear em dados todos os aspectos do seu recrutamento, do texto das suas descrições de vaga às perguntas das entrevistas.
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Por: Audrey Faria – Psicóloga/Consultora da Time Consultoria em RH
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