Recrutamento e seleção

04 Motivos para contratar recrutamento e seleção especializado

Os processos de recrutamento e seleção são essenciais para o sucesso da empresa.

Primeiro de tudo, com eles, e ousamos a dizer que somente com eles, é possível identificar os talentos, habilidades e potenciais que um indivíduo tem dentro de um mercado tão competitivo.

  1. Quanto custa a saída de um talento?

Você sabia que uma nova contratação pode custar até R$ 25 mil para uma empresa, incluindo gastos para o recrutamento e seleção, treinamento e cobertura de substitutos para a vaga?

Assim, quando alguém deixa o time, a equipe também perde a sintonia e interrompe processos que poderiam trazer resultados promissores.

Se o ato de selecionar é algo tão natural no nosso dia a dia e aplicado em coisas simples, como comprar uma roupa ou alimentos no supermercado, imagine definir todo o futuro de um negócio sem uma triagem adequada e criteriosa?

2. Desafio atual para o recrutamento e seleção

Como resultado, o desafio atual desses processos de recrutamento e seleção é utilizar critérios e estratégias adequadas para a contratação do candidato ideal, consequentemente que faça a diferença na empresa, além de reduzir os custos.

Já se reconhece a necessidade de utilizar técnicas específicas para vencer a competitividade, superar os desejos do público consumidor e encarar as mudanças que a globalização trouxe (e traz) ao mercado.

3. Diferencial do processo especializado

Acima de tudo, é possível analisar as entrelinhas e aspectos que não são apresentados no currículo, avaliando a postura dos candidatos.

Como resultado de profissionais cada vez mais parecidos tecnicamente, se torna imprescindível detectar características de personalidade que farão a diferença no dia-a-dia de trabalho.

Para as empresas não dá para se basear apenas naquilo que consta no currículo.

Consequentemente muitas das melhores qualidades dos candidatos não vêm impressas em um pedaço de papel.

Veja também: Investir no RH: Saiba porque se tornou estratégico

Por isso, cabe aos recrutadores identificar quais são elas e, principalmente, quais são os defeitos reais.

Através de uma metodologia estruturada e também de uma grande experiência, o recrutador está mais preparado para avaliar o candidato tecnicamente.

4. Aumento do sucesso no recrutamento e seleção

Através da especialistas é possível minimizar os GAPS entre o que a empresa busca e o que o profissional realmente pode produzir.

Além disso, a chance é maior em:

  • Reter talentos
  • Evitar contratações erradas
  • Aliar as expectativas de crescimento e lucro com o propósito de vida dos seus profissionais.

Precisa contratar? Temos um processo profissionalizado de recrutamento e seleção. Nos contate.

Por: Audrey Faria – Psicologa, consultora de carreiras e sócia da Time RH

 

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage