05 motivos para investir em treinamento organizacional

O treinamento organizacional pode ser considerado um conjunto de práticas organizacionais, delineadas para gerar aprendizagens, tendendo a causar progresso no desempenho e crescimento pessoal.

Devido à razão que o mercado de trabalho atual se tornou completamente globalizado, pois as empresas têm concorrência não apenas com aquelas próximas fisicamente, mas com organizações em qualquer lugar do mundo.

Através da tecnologia a comunicação é ágil, além da competição de produtos e serviços que se tornou muito mais acirrada, de forma que fazer o óbvio deixa as organizações fora do mercado concorrente.

1. Elevar o nível de conhecimento dos participantes

Os programas de treinamento e desenvolvimento em geral podem ser resumidos em uma única palavra: aprendizagem.

Os objetivos podem até abranger outras vertentes, porém o maior desafio daqueles que ministram o treinamento é o de transmitir conhecimentos úteis para os participantes.

2. Alinhar o colaborador com a Missão/Visão e Valores organizacionais

O treinamento organizacional é considerado uma forma de desenvolver competências nos indivíduos.

Com o intuito de se tornarem pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de fornecer maior alinhamento com a missão, visão e valores da empresa e se tornarem cada vez mais valiosas.

3. Prepara os indivíduos para assumir mais responsabilidades

O papel do treinamento e desenvolvimento dentro da organização é desenvolver novas competências no trabalhador.

Além disso, maior conhecimento e teoria, são capazes também de produzir uma melhoria significativa no desempenho e produtividade dentro da empresa.

Como resultado, ao aumentar seu nível técnico e comportamental há a possibilidade de assumir atividades e responsabilidades de maior complexidade e cargos com elevado nível de responsabilidade.

4. Fortalecer a interação e comunicação continuamente

O treinamento e desenvolvimento surge para vivenciar o contexto da troca de experiências e não apenas para evoluir conhecimentos dentro de uma sala fechada.

As empresas que priorizam o aprendizado, tem seus colaboradores sendo estimulados em diversos aspectos, resultando em maior eficácia na entrega do produto e/ou serviço.

5. Aumenta as vantagens competitivas frente ao mercado

Primeiro de tudo investir em programas de desenvolvimento, se tornou uma forma das organizações atuais terem vantagens competitivas.

Como resultado percebeu-se que profissionais mais treinados se tornam mais preparados para desempenharem suas atividades da melhor forma possível.

Assim, além de elevar sua produção e cooperar para que a organização alcance lucro e metas propostas, indivíduos mais treinados adquirem mais conhecimentos e se tornam cidadãos melhores.

É importante que o processo de treinamento organizacional não seja encarado como um programa de fornecimento de cursos e informações soltas.

Certamente ele é um sistema muito mais complexo e necessita ser extremamente bem planejado e avaliado previamente para se ter garantia do sucesso buscado.

A Time Consultoria disponibiliza esta ferramenta. Nos contate.

Por: Audrey Faria – Psicologa, Consultora de RH

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage