Analista de Relacionamento Empresarial

03 Dicas para você ter sucesso na entrevista

Primeiro de tudo, os entrevistadores nas empresas avaliam o candidato desde a forma que ele encaminha o seu perfil para participar do processo seletivo, durante a apresentação na entrevista até o momento que entra em contato para passar que o mesmo foi aprovado.

No contexto do processo seletivo, passar credibilidade, educação e confiança é fundamental.

Sendo assim, veja algumas dicas para elevar seu desempenho e aumentar as chances de ser contratado:

  1. Conheça Melhor a Si Mesmo antes de iniciar a entrevista

Antes de tudo, estar preparado para o processo seletivo é um grande passo para se destacar, de forma a ser percebido quando o candidato é perguntado sobre si mesmo.

Diante disso, durante vários momentos o entrevistador vai fazer perguntas pessoais inesperadas para poder verificar o nível de autoconhecimento do candidato.

  • Quais são os seus principais defeitos?
  • Quais são as suas principais qualidades?
  • O que você tem feito para melhorar os seus defeitos?

Procure se conhecer melhor, elabore uma lista por escrito (registrar aumenta a força do exercício) das suas qualidades e defeitos.

Portanto, leia com atenção esta lista e procure enumerar algumas coisas com as quais você está insatisfeito e que pode ajudar a amenizar seus defeitos.

Diante disso, procure mudar, procure compensar os seus defeitos.

Os avaliadores no momento da entrevista de emprego, entretanto valorizam muito quem conhece bem seus defeitos e que toma atitudes verdadeiras para melhorá-los.

Veja também: 6 sinais de que você passou na entrevista de emprego

2. Conheça Plenamente a Empresa

Além dos exercícios de autoconhecimento acima, procure também conhecer muito bem a empresa a qual você estará concorrendo a uma oportunidade.

Sendo assim, procure conhecer:

  • Cultura da empresa,
  • Se é uma empresa tradicional
  • Se é uma empresa inovadora
  • Busque saber se a empresa tem o seu perfil.

Além de prover informações que podem ser usadas no momento da em que estiver com os recrutadores, conhecer bem a vaga e a empresa para a qual você se candidata pode evitar falsas esperanças ou até mesmo decepções.

Acima de tudo, pesquise também referências, notícias, se possível converse com alguém que já trabalha na empresa.

3. Produza uma Lista de Perguntas e Respostas para a sua Entrevista de Emprego

Antes de participar do processo seletivo, procure fazer uma lista de todas as perguntas que você considera que podem aparecer no dia do processo seletivo e que você não sabe bem o que responder.

Sendo assim, planeje em linhas gerais as suas respostas e deixe tudo anotado para ler depois.

  • Por que você quer trabalhar na nossa empresa?
  • Você sabe trabalhar em equipe?
  • Você tem experiência em liderança?

Examine bem todas as possibilidades de perguntas que podem aparecer para você e produza as melhores respostas, ou seja, respostas sinceras, pois mentiras são facilmente pegas pelos entrevistadores.

Neste caso, a proposta não é decorar ou algo do tipo, entretanto a proposta é organizar o seu raciocínio, preparar melhor uma linha de pensamento para poder expô-la com mais clareza.

Por: Audrey Faria – Psicóloga/Consultora de RH/Sócia da Time Consultoria

 

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