Nine box

Nine box: Ferramenta inovadora para acelerar resultados

Nine Box é um método qualitativo e gráfico de avaliação da performance dos colaboradores da organização, que visa acompanhar os profissionais.

Quando o assunto é avaliação de desempenho as tecnologias e sistemas que acompanham a ferramenta ao longo do tempo já mudaram e se atualizaram bastante.

Imagina que ao precisar apresentar o relatório de resultado para a Diretoria você pode mostrar todas as informações em um único gráfico?

Além da agilidade e facilidade, o resultado ainda mostra claramente informações como:

  • Quem deve ter a demissão analisada;
  • Quem está na função errada;
  • Está sendo mal aproveitado;
  • Tem potencial de crescimento na carreira;

O que é Nine Box?

A Matriz 9 Box é uma ferramenta visual, composto por quadrantes que são formados por nove pequenos blocos.

Seu resultado vem do cruzamento entre potencial (competências técnicas) e desempenho (competências comportamentais) de cada colaborador.

Assim, é possível identificar os profissionais que são insuficientes e aqueles que possuem um alto potencial na empresa.

Como funciona o Nine Box?

Funciona assim: faz-se três linhas e três colunas.

Há um eixo vertical, chamado de eixo Y, que define o potencial de cada trabalhador e deve ter três caixas, cada uma com uma das três palavras “Alto”, “ Médio” e “Baixo”.

Como você já deve ter percebido, deve ser indicado se o colaborador tem alto, médio ou baixo potencial para crescer na empresa.

Além disso, há outro eixo, o X, que indicará o desempenho e fica na linha horizontal.

Nele, devem ser inseridos os termos “Abaixo”, “Esperado” e “Acima do Esperado”.

Cada trabalhador será avaliado e terá seu nome anotado no quadrado que mais define seu desempenho e cumprimento dos objetivos nas atividades internas. (Fonte: Solides)

Quais os benefícios de usar a Nine Box na empresa?

Melhor direcionamento das pessoas na empresa

Ao usar a Nine Box é possível direcionar os colaboradores de modo mais eficaz, gerando feedbacks que os impulsionem à melhoria. Desse modo, os profissionais podem progredir de maneira consciente, entendendo onde devem chegar e como chegar lá.

Nesse sentido, o uso da ferramenta não é eficaz apenas para a empresa, mas para os próprios colaboradores. Eles passam a ter mais chances de desenvolver novas competências técnicas e comportamentais, bem como crescer dentro da organização.

Análise com base em informações reais

O método de avaliação Nine Box pode ser facilmente cruzado com outras ferramentas de análise de desempenho, como a análise em 360 graus. Isso permite que a avaliação seja feita com base em informações reais, claras e objetivas dos funcionários.

Uso para reconhecimento e premiações

Ao aplicar a ferramenta, é possível ter uma base sistêmica para reconhecer e recompensar os profissionais, de acordo com sua posição na matriz Nine Box. Diferentemente dos modelos tradicionais de avaliação, esse método é muito mais simples e visual.

Até o funcionário que entende pouco de gestão de pessoas pode compreender com facilidade sua colocação na matriz, depois avaliar se mereceu ou não ser reconhecido e recompensando pela empresa. Logo, também é importante ferramenta motivacional.

Maior retenção de talentos na empresa

Finalmente, é preciso lembrar da sua importância para a retenção de talentos na empresa. Manter os melhores no quadro de trabalho não é uma tarefa fácil, então é preciso direcionar as ações de retenção para aqueles que realmente merecem.

A Nine Box permite identificar os melhores profissionais da empresa e, então, incluí-los em uma sólida estratégia de retenção. Desse modo, somente os melhores permanecerão!

Portanto, não deixe de experimentar essa técnica para melhorar a gestão de talentos e otimizar os resultados da sua empresa. Se fizer isso, conseguirá manter as “joias” profissionais e engajar um crescimento consciente. Assim, toda a empresa — nos seus diversos níveis e áreas — será beneficiada, poderá crescer e se destacar no mercado.

Gostou de conhecer a metodologia Nine Box?

A Time Consultoria atua na implantação, entre em contato conosco.

Por: Audrey Faria – Sócia Time Consultoria/Psicóloga e Consultora em RH

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage