Linguagem corporal na entrevista de emprego

Linguagem corporal na entrevista de emprego

A linguagem corporal na entrevista de emprego refere-se a todas as expressões através dos movimentos, posturas ou gestos que interagem com o receptor da mensagem.

Para ter sucesso em uma entrevista de emprego não é somente necessário se preparar verbalmente.

Ou seja, as outras formas de comunicação são tão relevantes para o entrevistador, mesmo que inconscientemente, do que as respostas dadas pelo entrevistado.

Aproximadamente 70% da comunicação humana se baseia em gestos e atitudes corporais, por isso é importante em uma entrevista de emprego que se passe uma imagem positiva através da linguagem corporal.

Através de gestos e atitudes corporais pode se mostrar confiança, credibilidade e interesse pela empresa em que se está procurando trabalhar.

É importante de extrema importância, no entanto saber usar a linguagem corporal a seu favor.

Os entrevistadores são treinados para compreender esta linguagem, e através desta poder passar informações que podem não ter sido passadas verbalmente.

Não é possível controlar totalmente a sua linguagem corporal, porém você pode ver abaixo qual a interpretação dada a posturas comuns em entrevistas de empregos.

Linguagem corporal na entrevista de emprego: Corpo Inclinado em Direção a Outra Pessoa

Atitude positiva demonstra interesse pela outra pessoa e pelo assunto que está sendo discutido na conversação

Linguagem corporal na entrevista de emprego: Braços Cruzados

Relacionado à postura defensiva, pode identificar que o entrevistado não se sente confortável ou confiante  naquele ambiente em que se está fazendo a entrevista. Uma atitude negativa.

Linguagem corporal na entrevista de emprego: Sobrancelhas:

É impossível não revelar informações através das sobrancelhas, estas podem passar uma atitude positiva quando arqueadas, mostrando interesse, ou quando franzidas podem significar certa dúvida, uma atitude negativa.

Linguagem corporal na entrevista de emprego: Gestos Repetitivos

Fazer gestos repetitivos durante uma entrevista de emprego pode demonstrar ao entrevistador certa ansiedade, mostrando para ele que você quer que a entrevista acabe.

Uma atitude negativa.

Linguagem corporal na entrevista: Gestos com as Mãos e Braços

A utilização destes gestos, sem exagero ou repetição, é uma atitude positiva.

Os estudos de linguagem corporal mostram que o uso de tais artifícios indica que o entrevistado possui convicção naquilo que ele está falando para o entrevistador, utilize este recurso sem exageros para que ele não se transforme em uma atitude negativa como demonstrada na atitude de gesto repetitivo.

Embora seja muito difícil se lembrar de cada uma destas atitudes, é preciso possuir conhecimento destas para não se passar uma imagem negativa.

Porém é importante ressaltar que a principal característica procurada pelo entrevistador é a naturalidade, procure não se atar somente as recomendações deste artigo e tente adaptá-las as suas atitudes já utilizadas previamente.

Veja também: Dicas para se sair bem em 03 tipos de entrevista

Por: Audrey Faria – Psicologa, Coaching e Consultora de RH da Time Consultoria.

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage