avaliacao de clima organizacional

07 indicadores de clima organizacional ruim na empresa

O clima organizacional se manifesta através de indicadores, isso significa sinais quanto ao seu estado.

É muito frequente que em empresas com o clima organizacional negativo possuam uma série de prejuízos.

Veja abaixo alguns sinais de que o clima organizacional está apresentando sinais de alerta ao RH.

  1. Turn-over elevado:

O turnover mede a rotatividade de funcionários na organização, comparando o giro de entradas e saídas.

Se o nível de demissões em uma organização for elevado, isso gera muitos ônus, uma vez que a saída de funcionários envolve custos, bem como a admissão de novos.

A perda de mão de obra sempre é muito prejudicial para uma empresa – principalmente quando falamos de colaboradores qualificados e treinados.

Os custos para capacitar uma nova equipe e inseri-la na cultura da empresa são altos – tanto no sentido financeiro quanto psicológico. (Fonte: Blog Deskmanager).

A Page Personnel – uma das maiores empresas globais de recrutamento e gestão – elaborou um estudo especifico (realizado com 400 profissionais de gestão) sobre os principais motivos de pedido de demissão e dentre eles estavam:

  • Gestão sem planejamento ou mal estruturada – 21%
  • Sentimento de estagnação com a função atual – 18%
  • Falta de reconhecimento na empresa – 15%
  • Sentimento de desmotivação no cargo atual – 14%
  • Falta de feedback da empresa – 14%

Certamente que todos esses motivadores tem ligação direta com um clima organizacional ruim.

2. Alto índice de Absenteísmo:

O absenteísmo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente.

É usado também para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.

Uma empresa que tem alto índice de absenteísmo é um indicador que pode estar ligado diretamente ao clima das equipes.

Isso porque um ambiente com problemas de relacionamento, falta de gestão, sentimento de insegurança, gera um estresse negativo intenso o que baixa consequentemente a imunidade dos indivíduos.

Desta forma a tendência de terem mais problemas de saúde, tanto mental quanto fisicamente é muito maior.

3. Resultados pobres nos programas de sugestões

A não participação em pesquisas e programas de sugestões ou boas ideias, significa um índice de não comprometimento da equipe.

A falta de comprometimento está relacionada diretamente com um clima ruim ou inseguro, ao qual pode significar que os colaboradores não se sentem seguros ou valorizados a dar suas opiniões para melhorias.

4. Resultados ruins das avaliações de desempenho:

Resultados baixos nas avaliações se forem em massa podem representar que os indivíduos estão pouco engajados e não se esforçando em dar o seu melhor em seu dia-a-dia.

5. Ameaças de greves

As paralisações são formas mais hostis de se demonstrar insatisfação de maneira generalizada com uma ou mais decisões da alta direção da empresa.

6. Conflitos interpessoais com frequência

Primeiramente é importante compreender, que conflitos nem sempre são ruins.

Pois é através deles que uma empresa cresce, pois através deles as pessoas saem de sua zona de conforto e se abrem para novas ideias.

O problema, no entanto é quando os conflitos se tornam de cunho pessoal e acontecem com frequência demasiada.

Um ambiente tenso certamente gera conflitos e conflitos geram consequentemente um ambiente ruim.

7. Desperdício de material

Apenas relembrando, como pequenos detalhes, e que muitas vezes, passam despercebidos, têm muitas vezes raízes profundas, ligadas ao clima organizacional.

Uma forma rápida e clara de ter os dados sobre o clima da instituição é investir em uma avaliação de clima organizacional. A Time Consultoria em RH dispõe dessa ferramenta. Nos contate. 

Por: Audrey Faria – Psicologa e Consultora de RH – SJC/SP

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