Plano de Cargos

Porque implantar um Plano de Cargos e Salários

Quando falamos em Plano de Cargos e salários, podemos dizer que é a metodologia de remuneração fixa mais tradicional das existentes e, portanto é ainda, a mais utilizada pelas empresas para recompensar e motivar empregados.

O que prevalece nessa metodologia são o valor que o cargo representa na estrutura organizacional da empresa e, não, as habilidades ou competências individuais de cada empregado ocupante.

O Plano de Cargos e Salários ocupa uma posição-chave no recrutamento e manutenção dos recursos humanos das empresas.

Pois através dele é possível propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.

A falta do Plano de Cargos e Salários na empresa geralmente traz definições de salários, promoções ou reconhecimentos sem uma adequada avaliação para este reconhecimento.

Veja alguns benefícios ao implantar a ferramenta:

  1. Contribuir para a consolidação da estrutura organizacional

Ao criar essa ferramenta e utilizá-la de maneira adequada, no entanto há uma formalização da estrutura dos cargos.

Desta forma a empresa sai do subjetivismo e de pagar a cada um o que acha ser o devido e entra em uma estrutura equilibrada internamente e externamente frente ao mercado.

2. Definir as principais atribuições e responsabilidades de cada cargo

Diante disso, uma das etapas primordiais ao se estabelecer o plano de cargos é criar e atualizar todos os descritivos de cargos da empresa.

Sendo assim, isto significa definir as principais atividades e responsabilidades de cada cargo, o que definirá:

  • O que faz;
  • Como faz;
  • Para que faz;

3. Estabelecer uma hierarquização adequada e justa, visando à sua classificação

Além da etapa de avaliação de cargos, é necessário também elaborar o organograma, de forma a hierarquizar os cargos de uma maneira consistente.

Desta forma, é realizado um trabalho profissional e de meritocracia.

4. Medir a consistência interna dos salários

Primeiro de tudo, ao ser realizado a implantação de uma Plano de cargos, considerando a valorização de cada um em conjunto com uma pesquisa de salários frente ao mercado é possível criar um equilíbrio coerente dentre os cargos existentes.

5. Rever, fundir ou eliminar cargos desnecessários

Certamente, ao avaliar cada cargo, é possível fazer um enquadramento coerente de todos os cargos.

6. Propiciar condições de valorização, estímulo e reconhecimento profissional

Ao se ter o Plano de Cargos bem estabelecida, consequentemente é possível pagar mais para profissionais com o mesmo cargo, mas que tenham desempenhos diferentes.

Dessa forma, certamente é possível também trabalhar em um sistema de meritocracia.

7. Realizar a remuneração variável

A Remuneração Variável também chamada de bonificação é um tipo de remuneração condicionado aos resultados por um determinado período de tempo.

De forma a atrair e manter talentos necessários ao desempenho diferenciado da empresa, otimizando resultados para a empresa e empregados.

Além de todos esses benefícios, é possível proteger a empresa de passivos trabalhistas por conta do desequilíbrio interno dos salários, divergência que pode trazer problemas na gestão de pessoas com solicitações de equiparação salarial.

Veja também: Plano de Cargos: remunerar sem desmotivar os colaboradores

Por: Audrey Faria – Time Consultoria em RH – SJC/SP

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage