Usar o linkedin

Dicas para usar o LinkedIn a seu favor para buscar emprego

Com as mudanças provocadas pela pandemia de corona vírus e com isso o aumento do uso da tecnologia e praticamente em todas as áreas, usar o LinkedIn na busca do novo emprego tornou-se fundamental.

O Linkedin é a rede social mais usada para assuntos profissionais, afinal lá é o local que falamos quem somos apenas em termos de mercado de trabalho.

Não importa se somos casados, quantos filhos ou qualquer outra informação pessoal, lá o foco é totalmente aonde nos encontramos profissionalmente.

Por lá também é possível ampliar conexões, ver as vagas disponíveis e fazer um contato direto com os responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos das empresas.

No entanto ainda existem muitas pessoas que o utilizam de maneira equivocada, não dando atenção a alguns pontos importantíssimos!

Vamos a algumas dicas então, do que é indicado fazer para usar o LinkedIn a seu favor nessa busca do novo emprego e aquilo que não pega bem.

Primeiramente vamos ao que é permitido e indicado ao usar o linkedIn.

  1. Escrever textos sobre assuntos da sua área ou até do momento atual

Essa atitude é muito positiva ao usar o linkedin.

Afinal, isso gera engajamento de outras conexões o que invariavelmente permite elevação do status e maior visibilidade.

Além disso, quando um profissional consegue gerar conteúdo sobre um assunto da sua área isso transmite uma imagem de credibilidade frente aqueles que visitam o seu perfil, podendo ser um recrutador.

  1. Interagir com posts de suas conexões

Isso também é muito bem visto.

No entanto, cuidado com essas interações, afinal nunca pode se esquecer que elas devem sempre primar por uma postura profissional e consequentemente opiniões que agreguem.

Caso você não concorde com aquela postagem, o recomendado por nós é apenas ignorar, afinal você nunca sabe exatamente se um dia cruzará com aquela pessoa em um ambiente profissional.

Então o ideal é ser o menos polêmico possível.

  1. Solicitar conexão com quem não conhece

Diferentemente de outras redes sociais, o intuito ao usar 0 LinkedIn não é apenas se conectar aos conhecidos, a ideia é principalmente criar um networking com pessoas que tenham interesses profissionais em comum.

Sendo assim, pode solicitar a conexão com quem quiser, mesmo se nunca viu aquela pessoa.

E ainda mais bem visto e que aumentará sua visibilidade positiva é fazer um contato amigável no momento da conexão, desejando boas vindas e abrindo possibilidade para um contato mais próximo posteriormente.

Agora vamos ao que não indicamos fazer ao usar o LinkedIn.

  1. Compartilhar seu currículo na primeira mensagem com sua conexão.

Apesar do LinkedIn ser totalmente voltado para fins profissionais, a etiqueta diz para que você, antes de enviar o seu perfil profissional, crie um vínculo pessoal com o recrutador.

Afinal, isso é o interessante das redes sociais.

No entanto, isto não representa que você não possa usar esse caminho para compartilhar informações a fim de alcançar uma nova posição, porém antes de fazer isso você deve primeiramente mandar uma mensagem de boas-vindas, preferencialmente não pronta e sim de acordo com a pessoa a quem se dirige.

Depois educadamente, você pode colocar que lendo o perfil da sua conexão percebeu que ela atua no RH de determinada empresa, e se assim pode então encaminhar o seu currículo para possíveis oportunidades.

É muito chato quando a pessoa simplesmente compartilha o seu perfil, sem ao menos perguntar se pode, ou se aquela conexão é realmente a responsável pela seleção ou até se esse é o caminho.

  1. Escrever textos polêmicos

Conforme explicado anteriormente, essa é uma rede social super exposta a profissionais de RH e diretores de empresa.

Sendo assim, mesmo que você entenda muito de assuntos como política, religião ou qualquer outro assunto que esteja em pauta no momento até mesmo como a crise provocada pelo do COVID-19, o mais indicado é não se posicionar publicamente sobre o assunto.

Isso porque você nunca sabe quem vai ler e muito menos qual é o pensamento dessa pessoa.

Dessa forma, as vezes por conta de uma opinião divergente você pode perder uma grande oportunidade.

  1. Utilizar a rede para paquerar

Pois é, você não leu errado.

Isso realmente acontece, e com uma frequência bem elevada.

Não deixe nenhuma mensagem nem que seja interpretável e não seja sua intenção final. Lembre-se é uma rede estritamente profissional, qualquer mensagem que possa gerar uma interpretação errônea já provoca uma imagem negativa.

  1. Enviar mensagem sem conteúdo apenas para manter contato

Esse não é o local mais indicado também para puxar assunto.

Isso significa que mandar apenas um bom dia, boa tarde sem ter algum assunto específico para tratar com sua conexão não cai nada bem.

Conforme explicado anteriormente, criar uma imagem inicial positiva com uma apresentação educada e ética é sempre bem-vindo.

No entanto posteriormente a isso contate sua conexão apenas por algum motivo real.

O LinkedIn é uma rede social focada na parte profissional.

Não pode ser confundida com nenhuma outra, pois é muito utilizada a fim de recrutar novos talentos.

Fique atento ao usar o linkedin e seja sempre educado com qualquer tipo de conexão, mesmo aquelas que aparentemente não lhe interessam, afinal você nunca sabe o dia de amanhã.

No trabalho de assessoria e recolocação da Time Consultoria orientamos o cliente com dicas ainda mais assertivas, quer mais informações? Nos contate.

 

 

 

 

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage