Profissões do futuro

10 profissões do futuro que não desaparecerão

Veja abaixo quais são as profissões do futuro mais garantidas para se investir no momento e que não correm muitos riscos de desaparecer.

Primeiro de tudo é importante compreender que o trabalho do futuro não será absolutamente um “emprego”, hierárquico, baseado em comando e controle, rotineiro e padronizado, mas sim, algo a ser abraçado e desfrutado.

No entanto, como um efeito dominó, esse novo modelo não requer apenas adaptação dos colaboradores, mas também das empresas e dos líderes.

Um estudo recente da universidade de Oxford chamou a atenção do mundo ao apresentar que cerca de 45% dos empregos poderão ser eliminados até 2030 e novos cargos surgirão.

Mudanças iminentes para as profissões do futuro

Nas empresas:

A tendência é que as empresas se tornarão muito menores fisicamente, pois a maioria dos profissionais atuará em sistema home office.

No entanto ainda será necessário um espaço, que passa a ser muito mais de integração e de passagem de conhecimento.

Nas lideranças:

Os líderes passam a ter uma visão diferente sobre a liderança e uma postura de coach, mais do que nunca como um grande incentivador.

A tendência acima de tudo será cobrar por qualidade e não por quantidade.

Além disso, a estrutura se tornará muito mais horizontal do que verticalizada, aonde o líder será muito mais um facilitador do que um ditador de regras nas ações das profissões do futuro.

Para as profissões do futuro:

A tendência é que o profissional deixe muitas vezes de trabalhar no sistema CLT e passe a prestar serviços nas empresas naquilo que é especialista e normalmente por um prazo ao qual a empresa precisa daquele determinado serviço.

Até porque a maioria das empresas irá ficar de maneira orgânica, ou seja, interna apenas com suas atividades fim, ou seja, naquilo que realmente gera lucros.

Sendo assim, todas as demais atividades serão assumidas por empresas terceirizadas.

Desta forma, o profissional deixa novamente de ser genérico e volta a ser especialista, esse será o mais valorizado no mercado de trabalho.

Competências mais valorizadas nas profissões do futuro

  • Auto desenvolvimento:

Sem dúvidas essa será umas das mais procuradas, já que o mundo da tecnologia está recheado de informações, sendo assim o profissional que tem disponibilidade para buscar conhecimento sem ser cobrado por isso será um diferencial importantíssimo.

  • Responsabilidade:

Com a estrutura mais horizontal, o profissional não terá um líder lhe cobrando atitudes e ações com frequencia, sendo assim ele precisará obrigatoriamente ter responsabilidade com prazos e outras questões importantes no dia-a-dia.

  • Pró-atividade:

O indivíduo nesta nova estrutura terá que se auto motivar constantemente, de forma a ir sempre entregar algo além do solicitado pela empresa.

  • Inteligência Emocional:

Com o conhecimento tão disponível e de fácil acesso, a inteligência técnica fica em Segundo plano para dar lugar a inteligência emocional, ou seja, saber agir e reagir de maneira adequada as adversidades e situações que acontecem na vida, tanto profissional quanto pessoal.

  • Tecnologia:

Obviamente que o conhecimento em tecnologia se torna imprescindível que ela faça parte das profissões do futuro com a chegada do trabalho home office e com as automatizações ocorridas em todas as profissões existentes.

  • Pensamento crítico:

Ter uma visão sistêmica do mundo, e olhar as situações sem se deixar levar pela primeira impressão, criticando de maneira responsável e consciente as situações ocorridas no ambiente profissional.

  • Adaptabilidade:

Ser adaptável a diferentes situações também é extremamente importante em nosso futuro, afinal com a dinâmica atual nossa vida muda constantemente e sem a adaptabilidade não será possível estar a frente do mercado.

Profissões do futuro:

Primeiro de tudo é muito importante que compreendamos que as profissões do futuro serão aquelas que estarão ligadas a tecnologia e que tratem o cliente como indivíduo único.

  • CTO – Chief Technology Officer

Diretor técnico responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica da empresa.

  • Designer digital

projeta, com criatividade e técnica, soluções funcionais para telas de dispositivos diversos;

  • Gerente de TI (tecnologia da informação)

entre as funções do profissional está a de elaborar, de tempos em tempos, o planejamento estratégico de TI da empresa para contribuir na estratégia corporativa.

digital influencer(ou, traduzindo literalmente, influenciadores digitais), basicamente, é a pessoa que detém o poder de influência em um determinado grupo de pessoas, no entanto ela exerce esse poder através das redes sociais.

O profissional de segurança da informação além de proteger a tecnologia da empresa, também trabalha na elaboração de normas internas, e de garantir as melhores práticas de segurança.

  • Profissionais da área da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, além da saúde em geral:

Por mais que haja muito conhecimento disponível sobre estes assuntos na internet, o indivíduo é único e precisa desse olhar individualizado dos profissionais da saúde para se manter bem.

  • Instrutores de ioga, de meditação e terapeutas holísticos:

Profissionais envolvidos com técnicas para sair do sistema automática e estressante do mundo também serão cada vez mais procurados.

  • Consultor financeiro:

Como as pessoas tenderão a abandonar o sistema CLT, ganharão mais sistematicamente, mas sem as garantias financeiras do sistema e dessa forma terão que obrigatoriamente se preocupar cada vez mais em como usar seu dinheiro.

  • Analista de Customer Experience:

A experiência do cliente será o que mais irá vender produtos e serviços, dessa forma um profissional para cuidar dessa área será de fundamental importância para os negócios do futuro.

  • Especialista em Sustentabilidade:

A preocupação com questões sustentáveis tem cada vez mais feito a cabeça dos jovens na atualidade, consequentemente isto será algo levado muito a sério em um futuro próximo.

Certamente que essa é uma ideia estimada das profissões do futuro pelas tendências de mercado atuais.

Pode ser que se crie uma tecnologia diferente que substitua alguma delas ou que situações inesperadas ocorram e outras profissões sejam mais valorizadas.

O mais importante é claro não seguir apenas o que se prediz e levar em consideração também o que você gosta de fazer.

Quer apoio para planejar sua carreira? Nos contate.

Por: Audrey Faria – Consultora da Time Consultoria em RH.

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage