Testes comportamentais

03 Testes comportamentais usados na seleção

Desde os mais remotos tempos estudiosos buscam uma maneira ou metodologia para enquadrar os seres humanos em padrões de comportamento similares, e o RH se aproveitando desta contribuição começou a utilizar os testes comportamentais como meio de antecipar como será o candidato dentro da empresa.

É importante, no entanto, salientar tanto aos candidatos quanto aos profissionais responsáveis pela aplicação alguns itens a serem considerados.

Ponderações sobre os testes comportamentais

  • Perfil comportamental refere-se muito mais a ‘estar’ do que com ‘ser’;
  • A formação de um perfil comportamental implica na combinação de vários fatores: biológicos, culturais, pelas referências familiares, pelo ambiente e por fases e situações que estamos vivenciando em determinado momento;
  • Não existem perfis melhores ou piores, apenas aqueles que se enquadram mais em determinadas funções ou culturas empresariais;
  • Os perfis comportamentais se manifestam nos comportamentos e por meio da comunicação. Verbal e não verbal.
  • O ideal para uma equipe mais efetiva é ter perfis variados;
  • Nunca deve ser utilizado apenas um teste para se estabelecer o perfil comportamental;
  • É importante aliar mais instrumentos na avaliação, como uma entrevista individual, testes técnicos, avaliação de currículo, dinâmica de grupo, dentre outros.
  • Normalmente o Líder seleciona mais candidatos parecido com o seu próprio perfil, diante disso, ele precisa investir em auto conhecimento para saber se é momento de contratar perfis opostos ao dele.

Por que aplicar testes comportamentais no processo seletivo:

O teste comportamental pode ser considerado uma antecipação que vai apoiar a decisão de qual candidato será o mais adequado para a vaga em questão.

O ideal consequentemente é que essa avaliação deva ser elaborada por profissionais da psicologia que conheçam a cultura da empresa e mais ainda os gestores responsáveis pela administração da vaga.

Assim sendo, eles podem formular ou adequar aqueles que mais se adequem ao tipo desejado para a vaga.

Vamos então a alguns testes comportamentais que podem ser encontrados na internet e são bastante utilizados durante um processo seletivo.

  1. Testes comportamentais: Gato, Lobo, Águia ou Tubarão

Esse teste é bem conhecido no mundo do Coaching.

Primeiro de tudo, vindo da teoria de Ned Hermman, o principal motivo então desse teste é trazer um conceito técnico para uma abordagem mais lúdica, o que, traz uma assimilação muito mais fácil pela nossa mente.

E, além disso, logicamente os ‘bichos’ escolhidos, sejam aves, mamíferos ou peixes foram definidos por meio de algumas semelhanças entre o animal e o perfil de comportamento.

Você pode acessá-lo por aqui.

  1. Teste âncoras de carreira

Criado por um importantíssimo psicólogo do trabalho, Edgar Schein, PhD em psicologia social.

Segundo Schein, no entanto, as âncoras são pilares que norteiam as decisões de carreira de cada indivíduo, com isso o RH poderá avaliar se dentro da perspectiva da vaga ou da própria empresa o candidato está inserido.

As âncoras são:

  1. autonomia;
  2. segurança;
  3. competência técnico-funcional;
  4. competência administrativa geral;
  5. criatividade empreendedora;
  6. dedicação a uma causa;
  7. desafio puro;
  8. estilo de vida.

Você pode acessar o teste âncoras de carreira aqui.

  1. Teste DISC

DISC é uma metodologia de avaliação de comportamento que tem, como objetivo, identificar os perfis dominantes de um indivíduo de acordo com o ambiente.

Em seu livro As Emoções das Pessoas Normais, publicado em 1928, Marston elaborou os conceitos que servem como base para a metodologia.

Sendo assim, os 04 perfis principais do teste DISC são:

  • DOMINANTE: é um líder nato, gosta de autonomia e não tem medo de desafios, domina o ambiente quando chega.
  • INFLUENTE: É um perfil mais voltado para comunicação, gosta de estar entre pessoas, consegue as coisas através do relacionamento social;
  • ESTÁVEL: é calmo e ponderado, dificilmente entra em conflitos e é extremamente leal com aqueles a sua volta;
  • CONFORME: Ligado a regras e normas, gosta de ter tudo sob controle e se sente extremamente bem em ambientes que sabe exatamente o que vai acontecer.

A Time Consultoria atua com o teste DISC através da metodologia do Cis Assessment uma plataforma online com 99% de assertividade e precisão extrema, nos contate.

O mais importante é compreender que os testes comportamentais auxiliam de maneira elevada a aprovação do candidato mais adequado no processo seletivo.

A Time Consultoria atua na elaboração de assessment dentro das empresas, elaborando e treinando a equipe para aplica-los, entre em contato.

Por: Audrey Faria – Psicóloga e Coaching – Consultora da Time Consultoria em RH – SJC/SP

 

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage