programa educacional institucional

Como criar um programa educacional institucional?

Um programa educacional institucional é uma ferramenta que incentiva a participação de colaboradores da empresa a se envolver com novas formações e estudos.

Esta ferramenta tem como foco qualificar o colaborador para obtenção de crescimento profissional, educacional e social.

Por quê investir em um programa educacional institucional?

O principal objetivo do é conceder apoio educacional aos profissionais do seu quadro de Colaboradores, com potencial de crescimento e desenvolvimento que poderão ser promovidos em suas funções.

Além disso, garantir um alto padrão de qualidade nos serviços prestados pelas empresas.

Sendo assim, uma das metas a serem alcançada com o apoio educacional é desenvolver, estimular, aproveitar e reter seus talentos ou descobri-los, bem como estimular o aproveitamento e conhecimento dos Colaboradores nas áreas de atuação;

Também tem o intuito de diminuir a rotatividade nas diversas áreas das empresas.

A quem se destina

Certamente que não há uma regra única no mundo corporativo quando se fala em um programa institucional.

Afinal, esta é uma ferramenta que vai de encontro com a cultura organizacional, o que significa que cada empresa pode e deve criar suas próprias regras.

No entanto, para ajudar quem pensa em criar este programa, colocamos algumas regras genéricas.

Ele pode ser destinado a quaisquer níveis de hierarquia ou pode-se iniciar a cargos hierárquicos mais altos e com o tempo ir estendendo para os demais cargos.

É aconselhado colocar também um tempo mínimo de atuação do indivíduo n a mesma função.

Consequentemente uma das sugestões mais valiosas é que ele deverá ter formação escolar pertinente à função exercida e o curso solicitado deverá complementar sua formação, pois deve ser interessante para a empresa o curso em si e não apenas fazer uma ação motivacional neste caso.

Interessante colocar também apenas aqueles que não tiveram faltas no último ano sem justificativas aceitas pela Lei Trabalhista, pois assim você beneficia os trabalhadores mais comprometidos certamente.

Também não devem participar colaboradores que tenham recebido advertência ou suspensão por infrações cometidas.

Regras gerais para um programa educacional institucional ser eficiente

  • O Curso solicitado deverá sempre estar voltado para a atividade desempenhada pelo Colaborador.
  • Os líderes responsáveis pela área deverão avaliar as matérias que serão desenvolvidas e o conteúdo do programa;
  • O curso nunca deve ser custeado 100% pela empresa, é interessante que o colaborador sempre participe com algum valor, mesmo que irrisório, afinal a tendência de valorizar algo gratuito é bem pequeno.
  • Fazer um contrato com o colaborador ao qual ele afirma que caso peça demissão em um período de tempo inferior há um ou dois anos ele terá que pagar o valor integral a empresa do curso;
  • Acordar com o colaborador que ao receber o apoio ao programa educacional institucional deverá se disponibilizar no decorrer do curso a aplicar e divulgar o aprendizado para os demais colegas de trabalho que estejam na mesma função ou função correlata para um melhor aproveitamento;

Tipo de apoio

O apoio educacional institucional dado aos funcionários poderá abranger:

Educação

  • Palestras;
  • Seminários;
  • Congressos,
  • Cursos técnicos profissionalizantes,
  • Especializações;
  • MBAs desde que relacionados com as áreas de atuação dos interessados.

É possível também investir em programas focados em melhorias pessoais, desde que estejam ligados a atuação do indivíduo, como coaching e cursos de inteligência emocional.

O apoio é certamente destinado à melhoria e qualificação profissional dos funcionários do grupo será financeiro e deve ser aprovado e analisado pelos gestores de cada área de atuação.

O mais importante, no entanto, é entender que esse programa além de ser muito motivacional para os seus colaboradores será muito valioso para a sua empresa, afinal, quanto mais conhecimento e competência técnica sua equipe possuir mais a frente do mercado você consequentemente estará.

Quer estruturar este e outros programas estratégicos para sua empresa? A Time é uma consultoria focada em pessoas. Nos contate.

Por: Audrey Faria – Sócia da Time Consultoria em RH/Psicóloga/Coaching/Consultora de RH.

Compartilhe!

Deixe seu Comentário!

Curta nossa Fanpage